Friday Experience

2023-08-11 at 06.11.11.jpeg

11 de agosto de 2023

O Advogado e a Saúde de Todos Nós

 

   Celebramos nesta sexta feira 11 de agosto, 196 anos da introdução dos cursos jurídicos no Brasil. Cinco anos após a proclamação da independência, também nos libertamos da Universidade de Coimbra, criando nas cidades de Salvador e São Paulo os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais.
   Embora nem todo jurista seja um advogado, por natureza todo advogado é um jurista, na medida em que para ser bem sucedido este necessita estudar de modo profundo o Direito, que analisa a lei em todos os seus aspectos. Essa é uma das razões pelas quais também celebramos hoje o dia do advogado.
   Como uma das profissões mais antigas do mundo, o advogado tem a missão de assegurar a liberdade de expressão e comportamento das pessoas, respeitados os preceitos da lei. Sua indispensabilidade para a administração da justiça no Brasil está amparada na CF de 88, exercendo, portanto, uma função social fundamental para assegurar o bem estar e segurança das pessoas.
   Sendo saúde “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade”, não é difícil admitir que o advogado é um agente altamente contributivo para a saúde da população, tanto quanto o médico, o dentista e outras categorias, cujos profissionais são declaradamente reconhecidos como “operadores da saúde”.
   Um comportamento da população que necessita de fortes mudanças, é buscar o apoio dos operadores da saúde, incluindo os advogados, majoritariamente quando estamos “sofrendo” as consequências. Busca-se nestas circunstâncias a correção de um dano “real e ou potencial” que pode trazer impactos dramaticamente altos. Felizmente em algumas categorias a prática de ações preventivas e preditivas vem crescendo de forma sustentável, em benefício das pessoas e do sistema como um todo.
   A reflexão neste dia é no sentido de te provocar se você também considera o advogado um verdadeiro agente da saúde? Em caso afirmativo, qual é o grau de importância que você atribui a ele quando comparado com as demais categorias?
   Por favor, não responda imediatamente. Pare para pensar um pouco. Você tem o hábito de consultar um advogado para uma ação preventiva? Faz isso na PJ e PF (pessoa jurídica e pessoa física)? Já mensurou os benefícios que ações desta natureza lhe proporcionaram? Se ainda não tiveres esse hábito, teste-o. Esteja seguro de que encontrarás profissionais que tem a excelência como um habito, e por conta disso lhe proporcionará ganhos imensuráveis.
   Sendo ou não considerado um “operador da saúde”, habitue-se a consultar um advogado com frequência.
   Forte Abraço!
   Raimundo Sousa
   @raimundosousa54